Agosto | 2014 Ano V – Edição 62 – Criança 24h: Concentração e estudo

Jornal_Novidades_Agosto2014_criança24h“Amigos obrigatórios”, mas que nem sempre se encontram.

Estudar é fundamental à vida de todos e na realidade da criança significa a aquisição de hábitos que serão imprescindíveis à sua vida profissional futura.

A aprovação escolar no ensino fundamental e médio, o ingresso na vida universitária iniciando a trajetória na profissão sonhada, submeter-se com sucesso em concursos relacionados à carreira escolhida, enfim, todas as atividades de seleção em uma vida adulta passam essencialmente pela prática do estudo, estando o sucesso intimamente associado a saber fazê-lo com desenvoltura.

Para tanto, uma aliada é muito valiosa: a concentração. E concentrar-se, muitas vezes, não é tão fácil como possa parecer. Criar um hábito de concentração passa principalmente por criar um método para tal. Algumas pessoas necessitam escolher a hora certa de estudo para fazê-lo respeitando principalmente seu biorritmo para atingir esse melhor momento de concentração. Outros optam por ferramentas de apoio como escolher uma área específica da casa ou do trabalho para estudar. Ou ainda, criam-se outras ferramentas menos usuais como estudar ouvindo música ou a necessidade de estar em absoluto silêncio. Enfim, sempre a metodologia adequada será um facilitador desse processo.

Ajudar a criança a desenvolver um método pessoal, compatível com sua personalidade, sua disponibilidade de tempo, sua estrutura familiar e de aprendizado no colégio, é uma tarefa que os responsáveis têm que entender como sua parcela nesse processo pedagógico. Dessa forma, em convívio próximo à criança, conseguirão inclusive perceber situações que demandem uma atenção especial, como transtornos médicos envolvendo a incapacidade de concentração.

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)  tem sido abordado com frequência em notícias técnicas e na mídia, assim como outras inadequações envolvendo a atenção da criança, e a busca ao profissional médico dever ser logo promovida pelos responsáveis quando perceberem alguma alteração que não consigam compreender. Tratamentos com focos interdisciplinares podem ser sugeridos pelo médico, geralmente com ótimos resultados.

Enfim, tudo que possa beneficiar a capacidade de concentração do aluno visando um melhor aproveitamento em seu estudo será bem vindo. Sabemos que para ajudarmos nossos filhos e netos a seguirem um caminho profissional feliz e de sucesso, o estudo sempre deverá fazer parte dele.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>