Agosto | 2014 Ano V – Edição 62 – Autoexame da Boca

Coluna_Dentista_SiteO autoexame é uma técnica simples que o próprio paciente pode fazer. Ele precisa estar em frente ao espelho, em um ambiente bem iluminado. O objetivo do exame é identificar lesões precursoras do câncer bucal, uma doença curável, se tratada logo no início.

1 – De frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço. Veja se encontra algum sinal que não tenha notado antes.

2 – Com os dedos, puxe o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna. Em seguida, apalpe todo o lábio.

3 – Com a ponta do dedo indicador, afaste a bochecha para observar sua parte interna. Faça o mesmo do outro lado.

4 – Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva superior

5 – Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo, procurando apalpar todo o assoalho

6 – Incline a cabeça para trás e, abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente o céu da boca. Apalpe com o dedo indicador.

7 – Em seguida, diga “Ahhh” e observe o fundo da garganta.

8 – Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca.

9 – Em seguida, puxando a língua para a esquerda, observe seu lado esquerdo. Repita o procedimento do lado direito.

10 – Estique a língua segurando-a com um pedaço de gaze ou pano. Apalpe toda a extensão com o dedo indicador e polegar da outra mão.

11 – Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo, veja se há diferença entre eles. Depois apalpe o lado esquerdo do pescoço com a mão direita. Repita o procedimento para o outro lado. Veja se existem caroços ou áreas endurecidas.

12 – Introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.

O autoexame deve ser feito duas vezes por ano. Se notar alguma anormalidade, procure imediatamente um dentista ou um médico, que julgará a necessidade de consultar um especialista.

 

Até a próxima edição!

Dr.a Marli Trovão

CRO-RJ 14163

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>