Em tempos de corona, momentos de cultura
Precisamos nos dar conta de que o mundo está interligado, ou seja, holístico, quando nos deparamos imersos em uma crise como a do Coronavírus. Olha que incrível: tudo começou na China, tão distante, no entanto perto demais em épocas de voos frequentes, facilidade de transporte e principalmente pessoas morando cada vez mais em prédios de múltiplos andares, bairros congestionados – sempre crescendo, sem limites, aglomeradas em shoppings, o que aumenta a transmissão de doenças em comparação ao início do século passado.
Mas assim, você pode me perguntar: e a gripe espanhola? Ocorreu em 1918, próximo do fim da primeira guerra mundial e espalhou-se rapidamente para diversos continentes, mesmo sem tantas viagens internacionais, como hoje em dia, porém já havia civilização, além de aglomerações. Também tem o fato de imigrantes e residentes já contaminados – sem saber, vindos de navios da Europa, pós-guerra, que regressaram ao Brasil.
Em nosso país a crise começou em setembro, no Recife, Salvador e Rio de Janeiro, daí foi se multiplicando país afora, a partir de viagens por trem, ônibus, bondes e outros navios oriundos do continente europeu.
Em relação ao Coronavírus atual, chamado Covid-19 (abreviação em inglês para a doença), por causa de sua origem ter sido na China em 2019, está sob nova forma genética, com alta capacidade de transmissão viral entre as pessoas. O primeiro caso documentado no Brasil, foi em São Paulo, com uma pessoa recém chegada da Itália, dando início à preocupação brasileira em evitar a proliferação virótica, mantendo-se em casa, evitando contato alheio.
Mas, por que estou escrevendo dados históricos e explicações jornalísticas, sendo profissional de Educação Física?
É devido a proporção que vem tomando o pânico social. Considero relevante detalhar algumas questões para aliviar a mente, emoção e sentimento, contra artigos e matérias sensacionalistas, vistas em certas mídias. Tentei fugir do padrão, trazendo informações, curiosidades e cultura para lhe entreter e assim favorecer novos aprendizados.
SAIA DA ROTINA, ISSO AJUDA MUITO.
THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751
Leave a Reply