Abril | 2019 Ano X – Edição 118 – Meningite – uma doença inflamatória que pode ser fatal

Meningite

Uma doença inflamatória que pode ser fatal 

portaldoholanda-731939-imagem-foto-amazonas

Por:

Drª Patrícia Rezende
Coordenadora do Programa de Residência Médica em Pediatria do Grupo Prontobaby
Rotina médica da enfermaria

Dia 24 de abril é o dia mundial de combate à Meningite. A data tem a intenção de alertar a população sobre seus riscos e a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

A Meningite é uma inflamação que ocorre nas meninges, membranas que envolvem o nosso sistema nervoso. A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou mais raramente, por fungos.

Vários vírus podem ser causadores de Meningite, desde os que causam diarreia, até o vírus, como o da varicela e sarampo.

Quando não tratada adequadamente, a doença pode causar sequelas graves e até levar à morte. As crianças em idade escolar e principalmente os bebês são os mais afetados pela Meningite. Para minimizar os riscos de contágio, os pais devem adotar medidas simples, como lavar sempre as mãos quando chegar em casa, antes de pegar nas crianças, lavar as mãos das crianças e nunca compartilhar talheres e alimentos.

Além disso, é importante que todas as crianças recebam as vacinas contra alguns agentes causadores da Meningite, como Meningococo do tipo C, W, A, Y e B, H. Influenza do tipo B, Pneumococo e Tuberculose.

Algumas dessas vacinas fazem parte do Calendário de Vacinas do Ministério da Saúde, já outras vacinas, somente em clínicas particulares.

O mais importante é ficar sempre alerta aos sinais e sintomas como febre alta, rigidez de nuca, vômito, dor de cabeça, manchas na pele, alterações de comportamento, como sonolência ou irritabilidade, fontanela (moleira) abaulada e convulsões.

Em caso de dúvidas, procure sempre o pediatra da criança.

A prevenção é sempre o melhor caminho.

ProntobabySem título

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>