Abril | 2017 | Ano VIII – Edição 94 – Você sofre de Fobia Social?

Você sofre de Fobia Social?

res_1489120646763

Maria Margarete S. Chagas

A timidez é uma característica apresentada por grande parte da população. Seja em maior ou menor grau, não necessariamente constitui-se em doença. Quem nunca sentiu um friozinho no estômago no início de um relacionamento amoroso ou na hora de se apresentar em público? Contudo, quando a timidez aparece de uma forma exagerada e incapacitante, devemos ficar atentos, pois podemos estar diante de um quadro de fobia social.

A fobia social é a intensa ansiedade que é gerada quando uma pessoa é submetida à avaliação de outras pessoas. Aqui, cabe lembrar: a ansiedade é exagerada e acaba saindo do controle.

Os pacientes com fobia social geralmente não conseguem dizer não a um vendedor insistente: compram um produto de que não precisam, só para se livrar daquele vendedor. Os fóbicos sociais frequentemente têm uma autoestima baixa. Nos relacionamentos, podem ter a crença de que devem aceitar a primeira pessoa que surge em sua vida, porque acham que não despertarão o interesse em mais ninguém. Os namoros muitas vezes são aceitos por conveniência e não por desejo verdadeiro.

O simples fato de pensar em um fator estressante já pode desencadear a ansiedade e fazer com que se evite a situação. O resultado é uma importante limitação na vida. A pessoa se sente prisioneira, sozinha, abandonada em sua angústia. Situações simples do cotidiano tornam-se quase impossíveis. Sua qualidade de vida fica comprometida. O fóbico social tenta fugir das situações de estresse o mais rápido possível, o que acaba por lhe causar sentimentos profundos de humilhação e vergonha.

A terapia cognitiva comportamental é um dos tratamentos mais eficazes para o transtorno de ansiedade social. Ela busca reduzir a ansiedade e a fuga dos problemas, fazendo com que o paciente saiba interpretar corretamente os sinais, distinguindo o que é uma situação normal da ansiedade exagerada.

Você ainda pode mudar a História da sua vida! Agende uma consulta!

A primeira é gratuita.

. Transtornos Depressivos
. Fobia Social .
. Síndrome do Pânico
. Adolescentes e Adultos

Maria Margarete S. Chagas
Psicoterapia Cognitiva Comportamental
CRP 05/44986

Rua Silva Rabelo, 10 SL 215 – Méier
Tel. 98173.5621 (Tim) 97660.7007 (Claro) / 99662.5621 (Vivo)

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>