Abril | 2017 | Ano VIII – Edição 94 – Terapia Cognitivo Comportamental e suas vantagens

Terapia Cognitivo Comportamental e suas vantagens

Vania Muzitano

Vania Muzitano

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) surgiu no Estados Unidos em uma reunião entre duas correntes, veio para o Brasil por volta do ano de 2000. Desde então vem mostrando muita objetividade em sua proposta, e com isso, ganhando o mundo. Muitos médicos passaram a fazer indicações para um terapeuta cognitivo comportamental e não mais a um psicólogo, a TCC ganhou muita credibilidade na medicina, e isso ajudou muito na credibilidade da Psicoterapia. É a reunião da Psicologia Cognitiva e Psicologia Comportamental com objetivos clínicos. Uma terapia que ajuda os pacientes a entender os seus pensamentos, sentimentos e a sua influência em seus comportamentos. Ajuda a pessoa a conhecer melhor o seu modo de conceber, através dos pensamentos e sentimentos (cognição), os seus modos de agir (comportamento). É indicada para casos de fobia, dependência química, depressão, ansiedade e muitos outros tratamentos.

Ao contrário de outras linhas da Psicologia, a TCC é uma abordagem diretiva, geralmente com objetivos definidos e, consequentemente, com um prazo específico para a conclusão. Isto faz sentido se pensarmos que, ao invés de ter uma busca geral pelo autoconhecimento, o foco da TCC é resolver uma dificuldade, um problema ou sintoma de hoje, geralmente causado num passado, mas o foco é no hoje e consequentemente o passado fica solucionado.

Se o sujeito busca a terapia para curar o seu medo de andar de avião, o terapeuta não vai investigar toda a sua infância, seus sentimentos mais profundos etc. Como há um objetivo específico – curar o medo de andar de avião – a terapia vai se limitar a resolver este problema, e terá o seu fim quando o medo de andar de avião for superado, provavelmente em algumas sessões. Se foi algum trauma que desencadeou o medo, não vai mudar no processo da cura, quando o medo acabar, o trauma, acaba junto.

A base, portanto, da TCC é que os pensamentos, sentimentos e crenças (cognições) desempenham um importante papel nos comportamentos. Ou seja: se identificamos o pensamento que dispara uma emoção negativa e consequentemente causa um comportamento desadequado, questionamos esse pensamento até descontruirmos aquele pensamento disfuncional por outro mais funcional.

Os três grandes benefícios da TCC:

1. Foi intensamente investigada em rigorosos testes clínicos científicos e, por isso, possui suporte empírico de que funciona;

2. É estruturada, orientada para um objetivo, focada em dificuldades imediatas assim como estratégias de longo prazo e requer envolvimento ativo do cliente;

3. É flexível, individual, e pode ser adotada para uma grande variedade de indivíduos.

Experimente esse novo modelo de terapia e sinta em sua vida os ganhos que ele pode lhe proporcionar rapidamente, crie facilitadores, a TCC irá te ajudar a perceber mais de perto os facilitadores da vida, eles existem, acredite!

Vania Muzitano
CRP: 05/23751

Formação em Terapia Congnitivo Comportamental
Adolescente, crianças, adultos, casais, grupos.

Rua Manuela Barbosa, 43 Sl. 405 – Méier
Tel. 97163.9671

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>