Abril | 2017 | Ano VIII – Edição 94 – Hospital Pasteur é reconhecido como referência em partos normais

Hospital Pasteur é reconhecido como referência em partos normais

Instituição foi escolhida como multiplicadora em projeto que visa diminuir o número de cesarianas no país

Sem títuloReferência em maternidade no Rio de Janeiro, o Hospital Pasteur iniciou, em março deste ano, a capacitação de oito hospitais no estado com foco na ampliação de seus índices de partos normais. A iniciativa faz parte da segunda fase do projeto Parto Adequado, idealizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com apoio do Ministério da Saúde, que propõe a aplicação de modelos inovadores e viáveis para a redução do percentual de cesarianas desnecessárias no Brasil.

Na primeira fase de trabalho, que durou 18 meses, a ANS estima que mais de 10 mil cesáreas sem indicação clínica e 400 admissões de bebês em UTI neonatal tenham sido evitadas em todo o país. No Pasteur, uma série de mudanças internas levou à elevação dos índices de parto normal de 30%, em janeiro de 2015, para 51%, em setembro de 2016. “Nossos resultados refletem o forte comprometimento de toda a equipe do hospital, principalmente do serviço de Obstetrícia, em melhorar os índices de parto normal.

Agora, na segunda fase, nosso objetivo é não só atingir a meta de 65% de partos vaginais, mas levar esses parâmetros a outros hospitais, para que eles também consigam ter resultados positivos”, aponta Roberto Calheiros, diretor do Hospital Pasteur. Como multiplicador, a primeira medida do Pasteur foi dar orientação sobre a formação de equipes ao conjunto de hospitais selecionados. Em seguida, gestores das unidades participantes do projeto farão uma visita ao Pasteur para conhecer suas práticas em relação ao parto normal.

Após, será a vez de os especialistas do Pasteur visitarem os demais hospitais para propor ajustes de processos. Na sequência, serão realizadas sessões de aprendizado (SAP) envolvendo todos os hospitais participantes do projeto, com treinamento promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), parceiros da ANS na iniciativa. O centro obstétrico do Hospital Pasteur realiza uma média de 160 partos por mês e dispõe de equipe de obstetras de plantão 24 horas, que acompanham todo o processo do trabalho de parto.

A estrutura da unidade foi pensada para dar suporte à Instituição foi escolhida como multiplicadora em projeto que visa diminuir o número de cesarianas no país Dr. Marcelo Cardoso Figueiredo CRM: 5269837-7 Otorrinolaringologia . Exames: VIDEOLARINGOESTROBOSCOPIA (Avaliação da Voz) ENDOSCOPIA NASAL . Cirurgias R. Dias da Cruz, 215 Sala 810 – Méier 3086.2237 / 97609.0719 Diversos convênios Particular Atendimento com hora marcada (Ouvido . Nariz . Garganta) gestante nesse momento de grande ansiedade. Para isso, a humanização é uma de suas apostas. As futuras mamães dispõem de confortáveis suítes, onde ficam acomodadas antes, durante e após o parto, sempre com o suporte de uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro e pediatra.

No local, podem se preparar para o momento da chegada do bebê na companhia de um familiar, contando com comodidades como ducha morna e exercícios com bolas de pilates. Duas vezes por mês, o hospital também oferece cursos gratuitos, ministrados por uma equipe interdisciplinar formada por pediatra, obstetra, anestesista e enfermeira. No encontro, são abordados temas como amamentação, anestesia durante o parto e cuidados com o recém nascido.

Para ajudar na escolha da unidade hospitalar, as gestantes também podem fazer uma visita guiada ao trajeto que percorrem no hospital durante o processo de parto, que inclui as salas PPP (pré, per e pós-parto), acomodações e berçário. Para mais informações sobre os serviços do hospital, os interessados podem acessar o site www.hospitalpasteur.com.br ou entrar em contato pelo telefone (21) 2104-4400.

Hospital Pasteur
Av. Amaro Cavalcanti, 495 – Méier
Tel.: (21) 2104-4400
www.hospitalpasteur.com.br 

Foto: Ubirajara Chaves
Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Pasteur

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>