Abril | 2015 Ano VI – Edição 70 – Viva Bem: A Mudança Corporal no Alongamento

FotoColunista_ThiagoSoaresVivaBemComeçando o texto, afirmo que o ser humano é plástico em todos os sentidos, quer dizer, é capaz de total transformação. Podemos melhorar nossa postura, mudar nossa forma de postar-se diante dos problemas e até de adquirir novos hábitos de vida. Entretanto, para focar no âmbito corporal, mais precisamente durante uma aula de alongamento, precisamos fazer uma pergunta: o que, afinal, se passa em nosso corpo enquanto nos alongamos?

Antes de tudo, vale a pena fazer uma breve analogia: imagina se o nosso corpo fosse comparado a um ferro? Com certeza nos lembraríamos de desenferrujá-lo de vez em quando! Aliás, um pouco de óleo não faria mal algum; o ferro permaneceria forte, sem oxidação e pronto para um bom uso. Se ainda fizéssemos uma comparação a um robô, cada junta sua necessitaria de uma grande administração de lubrificantes para torná-lo ágil suficiente a ponto de se mexer menos mecanicamente.

Em função disso, tratando-se de nós seres humanos, a lu- brificação se representa a partir do maior volume sanguíneo na região utilizada e do líquido sinovial, uma substância liberada nas articulações após movimentação contínua. Assim, os músculos deslizam com eficiência sobre os ossos, facilitando o movimento.

É interessante mencionar também que o músculo possui duas capacidades: uma elástica, como se realmente fosse um elástico, que por quanto mais alongarmos a região, mais força ela ganhará, e dessa forma será gerado um grande impulso (experimente esticar um elástico de estilingue até o máximo, sem dúvida, ele irá bem longe). A outra é a da plasticidade, como se pegássemos aquele plástico que cobre a bala e o puxássemos até ficar muito comprido – isso também ocorre com os músculos.

Concluindo, o fundamental é manter uma rotina, de pelo menos três vezes por semana numa aula que favoreça plasticidade, como as atividades de alongamento, fitball (aula com bolão), yoga e tai chi chuan, além do estímulo da elasticidade, proporcionada pelo Pilates, treinamento funcional e, por incrível que pareça: a musculação!

VIVA BEM, MUDANDO SEU CORPO!

 

Thiago Soares – Educador físico – CREF 025751

Especialista em psicossomática contemporânea.

Professor e coordenador da academia ANC – Academia Nóli Coutinho

Personal Trainer da Melhor Idade e Necessidades Especiais

Tel.: 99522-8671 | E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com | Facebook: Viva Bem

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>