Fevereiro | 2017 | Ano VIII – Edição 92 – Exercícios Físicos no Combate à Hipertensão

Exercícios Físicos no Combate à Hipertensão

Sem título

Dentro do nosso corpo há uma infinidade de mistérios que apenas Deus pode nos explicar; bem, a ciência até tenta, mas por hora esbarra na difícil missão de entender como num só corpo podem caber 97 mil quilômetros de veias, artérias e vasos capilares, representando 2,5 voltas em torno da terra, e ainda mais, como um forte e resistente órgão pode nutrir todas as ramificações que a circulação sanguínea pode percorrer? Sim, falo do coração, que para muitos poetas, romancistas e escritores representa o amor em total magnitude, porém cientificamente falando… É o que de mais sagrado temos, pois sem batimentos cardíacos, não haveria vida humana!

Após um pouco de poesia, vale a pena elucidar a importância dos exercícios físicos na manutenção do bom funcionamento cardíaco, mostrando que a hipertensão arterial, ou mais popularmente conhecida como pressão alta, pode ser prevenida e cuidada sob a orientação de um educador físico, aliado à realização de exames de rotina com o cardiologista – quesito fundamental para execução segura do treinamento físico.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, “a hipertensão é muito comum e acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal”.

A fim de evitar esses problemas, recomenda-se a prática de exercícios físicos aeróbios de 3 a 5 vezes por semana, numa duração de pelo menos 30 minutos por dia. Hábitos como caminhar, correr, dançar, jogar futebol, vôlei, fazer ginástica ou nadar são excelentes. No caso de atividades aquáticas o cuidado é com a pressão arterial que pode aumentar em demasia, principalmente quando não há o uso do remédio anti-hipertensivo no dia. Isso ocorre por causa da resistência fornecida pela água contra o corpo (pressão hidrostática), levando maior quantidade de sangue para o centro do tronco, sobrecarregando o coração – algo que seu profissional de educação física saberá mensurar.

Você leu o primeiro artigo da série sobre o combate da hipertensão através dos exercícios físicos. Qualquer dúvida estou à disposição nos contatos abaixo. Eu posso te ajudar a mudar de vida e ganhar saúde!

EXERCITE SEU CORAÇÃO, ELE AGRADECE!

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

Profissional de Educação Física
Personal Trainer, especialista em atividade física para idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Doenças degenerativas/psiquiátricas/Demências
Autismo/Síndrome de Down/Cadeirante
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
whatsapp-logo-icone-1 99522.8671 (Vivo)
facebook:thiagosoarespersonal
E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>