Abril | 2019 Ano X – Edição 118 – Entendendo um pouco melhor sobre Artrose no joelho

Entendendo um pouco melhor sobre Artrose no joelho

Dr. Sandro

A artrose é uma doença de natureza inflamatória e degenerativa, provocada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar à deformidades. A articulação do joelho é uma das mais afetadas em virtude de suportar grande parte do peso corporal.

Fatores como o envelhecimento, excesso de peso sobre a articulação acometida, movimentos repetitivos sobre a articulação e histórico familiar têm correlação com o desenvolvimento de artrose. Destaca-se que a prevalência da doença aumenta com a idade e que as mulheres têm o dobro de propensão em comparação com os homens.

As queixas são de dor, falta de firmeza, estalos no joelho, rigidez e limitação nos movimentos. É importante ressaltar que a artrose não tem cura, sendo os objetivos principais do tratamento, impedir a progressão da doença, aliviar os sintomas de dor e melhorar as funções da articulação.

O tratamento pode ser conservador (sem a necessidade de cirurgia) ou cirúrgico. O tratamento conservador consiste em Fisioterapia, exercícios de fortalecimento muscular, medicamentos que protegem a cartilagem e aliviam os sintomas de dor. O tratamento cirúrgico consiste na técnica de “substituição articular” através de um implante metálico denominado como prótese de joelho. Cabe ao Ortopedista especializado em cirurgia do joelho avaliar minuciosamente o seu paciente com o objetivo de oferecer a melhor conduta para o mesmo.

Dr. Sandro Mansur Fernandes
Ortopedista
CRM 52.96141-8 SBOT 15074 SBCJ

Particular e Convênios

  • Ortopedia
  • Traumatologia
  • Cirurgia do joelho 

R. Silva Rabelo, 57 – Sl 510 – Méier

Master Business Center

Tel.: 97040.3202 3502.6268

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>