Outubro | 2017 | Ano VIII – Edição 100 – A Saúde Oral da Criança

A Saúde Oral da Criança

images

Tomar as decisões certas para o seu bebê afetará os dentes dele para a vida toda. Durante o aleitamento materno o seu bebê realizará um exercício oral que estimulará todos os seus músculos orais. Por isso, é importante que ele faça esforço ao sugar. Contudo, caso seu médico recomende não amamentar por problemas materno-infantil, você deve ser orientada sobre a mamadeira correta a escolher.

Não aumente o furo original para que o leite saia mais facilmente, pois é justamente o esforço da sucção que ajuda a desenvolver os músculos orofaciais. Quando surgirem os primeiros dentes é recomendado agendar a consulta com o dentista, assim a criança se acostumará com o ambiente do consultório odontológico e você receberá orientações sobre práticas que favoreçam a saúde oral da criança.

Com o tempo, surgirão os primeiros dentes permanentes. Neste momento, a criança já estará habituada a visitar o dentista periodicamente e já terá adquirido bons hábitos de higiene oral. Protetores bucais devem ser providenciados para proteger os dentes durante esportes e atividades de alto impacto, como judô, basquete, skate, futebol etc. Este protetor deve ser feito no consultório odontológico.

E atenção! Os primeiros molares permanentes podem erupcionar antes da perda de qualquer dente de leite. Na maioria dos casos os responsáveis pela criança nem percebem. Como são dentes com muitos sulcos e localizados atrás dos de leite, costumam não ser tão bem escovados e como consequência, a cárie toma conta do dente. A boca deve ajudar as crianças a engolir, mastigar, falar e respirar pelo nariz sem problemas. Qualquer alteração deve ser corrigida imediatamente.

Drª. Marli Trovão
Responsável Técnica
CRO-RJ 14163
EPAO-4635

odonto

Tel.: 3278.3536 | 3165.5373 | 99792.6926
Email: mtespacoodonto@gmail.com
Site: www.mtespacoodonto.com.br
 facebook_like_buttonmtespacoodonto

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>