Julho | 2017 | Ano VIII – Edição 97 – Dia 26 é o Dia da Vovó

Dia 26 é o Dia da Vovó

Lembrar da minha avó materna, Zilda, é recordar o cheiro bom da cozinha, as Ceias de Natal e os feriados com a família reunida. Minha avó Zilda era uma matriarca. O cheiro da paçoca, que fazia na Páscoa, ficou para sempre na minha memória olfativa. Era uma deliciosa tradição torrar os amendoins, colocá-los na peneira para soprar as casquinhas e depois moer, juntar a farinha e o açúcar para fazer a paçoca. A minha avó paterna, Francisca, nos deixou muito cedo. Mas, ensinou as netas mais velhas a fazerem trabalhos manuais.

Novas 580

Os meus primos mais novos não chegaram a conhecê-la, infelizmente. Tínhamos oito ou nove anos quando aprendemos a fazer crochê com a vó Francisca. É inesquecível para mim as noites frias em Valença quando ficávamos aquecidos ao redor do tacho, quando fazia goiabada na fogueira. Enquanto a avó mexia o tacho ficávamos aquecidos de amor e carinho.

O fato é que lembranças das nossas avós são sempre recorda- ções maravilhosas de aconchego e das delícias da infância. Não é à toa que se diz que avó é mãe com açúcar. Mas, de lá pra cá o mundo mudou bastante. Na minha geração as vovós tinham o perfil da Dona Benta. Hoje elas são bem diferentes. Pedem pizzas por telefone, frequentam academias de ginástica e querem ter o corpinho da Luiza Brunet.

Mas, apesar de toda a revolução feminina a vovó ainda é a nossa mãe com açúcar. Bem, nos dias de hoje é melhor corrigir para mãe com adoçante! Enfim, o importante é curtir a delícia de ter uma avó por perto, porque quando elas se vão deixam uma saudade muito grande. Como as minhas avós já se foram deixo a minha homenagem a todas as vovós representadas aqui pela minha mãe, Maria Aparecida, que é avó das queridas Isabela e Gabriela Filgueiras.

Solange Diniz é Jornalista, escritora e poetisa.
Autora do Livro ‘‘Palavras do Coração’’,
obra que deu origem ao espetáculo de teatro ‘‘Desalinhos do Amor’’.
Membro de Academias de letras e Artes do Brasil e do Exterior

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>